Economia

14/09/2018 15:12 www.youtube.com

Cipem e Sindicatos realizam curso com foco na exportação de madeira, etapa deve ocorrer em Alta Floresta

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em parceria com os sindicatos do setor de base florestal, realiza, neste mês, um curso sobre secagem de madeira nativa. O treinamento é direcionado aos associados e tem como foco principal atender exigências, principalmente, do mercado externo.

A demanda se intensificou após contato dos empresários mato-grossenses com compradores de outros países durante as feiras e eventos dos quais participaram. O curso é intensivo, sendo realizado durante cinco dias inteiros. Nesta etapa serão atendidas duas regiões polo, Norte e Noroeste, que correspondem aos maiores produtores de madeira nativa do estado. Entre os dias 17 a 21 de setembro, o treinamento acontece em Aripuanã, para os associados ao Sindicato de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam).

Na semana seguinte, entre 24 e 28, o curso será oferecido aos associados ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad). No último ano, Mato Grosso comercializou 5,3 milhões de metros cúbicos (m³) de madeira nativa, sendo que desse total 1,2 milhões de m³ foram exportados – o que representa um volume de quase 30%.

De acordo com os organizadores, o treinamento para madeira nativa com padrão de mercado interno e exportação pretende aumentar a comercialização do produto. Em novembro acontecerão novas etapas do curso, nos municípios de Juína e Alta Floresta.

 


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo